terça-feira, 23 de outubro de 2018

Quanto tempo!

Fazer 4 estágios ao mesmo tempo não foi fácil... foi uma loucura!
Tanto tempo planejando e dando aula me fez não ter tempo para compartilhá-las aqui.
Agora que está no momento de fazer os relatórios dos estágios, espero conseguir contar um pouco como foi cada um.
Até breve!
- espero que dessa vez seja para valer -

domingo, 19 de agosto de 2018

De volta à ativa!

Faz tempo que não escrevo no blog. O motivo de minha ausência é... uma bolsa de intercâmbio! Foi tudo muito corrido. Me inscrevi para uma bolsa do Santander para o curso de Educação para Transformação na Irlanda do Norte e fui premiada! Estive fora durante este tempo. E agora, voltei com tudo! Além das aulas para os pré-vestibulandos e para as crianças, darei aula ao 6º ano do fundamental e ao 3º do médio também! Ah, e logo farei uma reunião de formação de professores e outra de educação profissional! Vai ser um semestre e tanto! Mas no fim do ano... formatura!!!


quinta-feira, 24 de maio de 2018

Funções da Linguagem

Em nossa última aula vimos as Funções da Linguagem. Para iniciar, portanto, levei alguns questionamentos para a turma, como para que serve a linguagem, quais as diferenças em seu uso e o que é necessário para que haja comunicação. Depois do debate, vimos quais são os seis elementos da comunicação e analisamos o poema "Autopsicografia", de Fernando Pessoa, a fim de ver os elementos na prática e discutir se a comunicação realmente funciona assim.
Por fim, vimos que há uma função da linguagem para cada elemento, e lemos tirinhas em pequenos grupos, a fim de identificar qual a função da linguagem de cada tirinha. A turma se engajou nas discussões e saiu-se muito bem na atividade.

quinta-feira, 17 de maio de 2018

Revisão

15 alunos novos entraram em nossa turma! Para acolhê-los, preparamos uma revisão de tudo o que já estudamos. Os alunos então se dividiram em grupos, e cada grupo ficou responsável por um assunto: variação linguística, gêneros e tipos textuais, substantivos, falsos amigos.
Foi muito legal ver a turma toda se ajudando e explicando o que já sabem para os colegas novos. As apresentações foram lindas, fiquei muito orgulhosa deles!
O grupo de variação linguística imprimiu uma folha para cada aluno com um resumo escrito, que eles explicaram. O grupo de gêneros e tipos textuais levou diversos exemplos de gêneros com tipos diferentes para mostrar para a turma. O grupo de substantivos organizou uma apresentação no computador. E o grupo de falsos amigos, além da apresentação no computador, levou uma folha para cada aluno com caça-palavras.
Que turma excelente!

domingo, 13 de maio de 2018

Família e Lar

Na aula 10, trabalhamos família recordando a família da história do crocodilo e falando da família de cada estudante. Também cantamos a música da Finger Family.
Na aula 11, vimos possibilidades de família e onde elas podem morar.
Na aula 12, a história de uma família de amigos bem diferentes que viviam em uma casa que era um lar.

Identidade VI

Em nossa sexta e última aula, produzimos os perfis da turma.
Foi decidido o formato do perfil Tinder, e cada aluno escreveu um pequeno texto apresentando-se.
Primeiro escreveram no caderno, para, após correção, escreverem no perfil.
Puderam desenhar seu rosto (ou outra imagem, caso desejasse), e colamos os perfis na parede da sala.
Por fim, entreguei uma lembrancinha a cada um e nos despedimos.
Foi uma experiência muito gratificante e que contribuiu enormemente para minha formação.

domingo, 6 de maio de 2018

Falsos Amigos

Para trabalhar os falsos amigos, cada aluno leu o texto "La Presunta Abuelita" em silêncio, e depois comentamos o que eles entenderam da história.
Eu abri o texto no computador e projetei para vermos quais eram os falsos amigos.
Depois perguntei se mudou a interpretação, e a resposta foi que com certeza!
No segundo momento da aula, em pequenos grupos jogamos dominó com os falsos amigos, e depois corrigimos em conjunto.
A aula foi na véspera do feriado, então foi bom que os animou e foi bastante lúdica e divertida.

Lendas V

Em nossa quinta e última semana de aula, trabalhamos a lenda da Matinta Perera e finalizamos nosso projeto.
Ao trabalhar a lenda, seguimos os mesmos passos que nas outras aulas: copiamos e lemos o poema, vimos o vídeo, conversamos sobre suas diferenças e escrevemos o diário da aula.
Para retomar as lendas estudadas, conversamos e fizemos uma atividade de escrever frases a partir de imagens.
Por fim, cada um fez um cartaz apresentando a lenda que mais gostou.
Comemos, conversamos, tiramos foto e nos despedimos.
Foi uma experiência incrível, sentirei saudade de nossas aulas.

This is me - LIBRAS


sábado, 28 de abril de 2018

Lendas do Abaeté - Elza Soares


Ismália - Alphonsus de Guimarães

Quando Ismália enlouqueceu,
Pôs-se na torre a sonhar...
Viu uma lua no céu,
Viu outra lua no mar.

No sonho em que se perdeu,
Banhou-se toda em luar...
Queria subir ao céu,
Queria descer ao mar...

E, no desvario seu,
Na torre pôs-se a cantar...
Estava perto do céu,
Estava longe do mar...

E como um anjo pendeu
As asas para voar...
Queria a lua do céu,
Queria a lua do mar...

As asas que Deus lhe deu
Ruflaram de par em par...
Sua alma subiu ao céu,
Seu corpo desceu ao mar...

Lendas IV - parte 2

Depois de trabalhar a lenda da Iara, eu levei para a turma a lenda da Vitória-Régia, ambas lendas indígenas do Norte do país e relacionadas à água.
Para estudar a Vitória-Régia, lemos o poema do livro do projeto, e depois comparamos com o poema Ismália de Alphonsus de Guimarães. Por fim, cada um fez uma Vitória-Régia de origami.

Lendas IV - parte 1

Em nossa quarta semana de aula, trabalhamos a lenda da Iara. Copiamos e lemos o poema,  vimos o vídeo e conversamos sobre as diferenças entre seu conhecimento prévio, as informações do vídeo e as do poema. Também ouvimos e lemos a música Lendas do Abaeté, de Elza Soares, conversamos sobre a lenda e comparamos com o que já havíamos aprendido.
Fizemos uma atividade de encontrar a ordem das frases para formar o texto da Iara, e cada um registrou em seu caderno o que aprendeu sobre a lenda.

Família e Diferença

Para ingressar no assunto de família e continuar trabalhando com o respeito à diferença eu x o outro, levei para a escola o livro The crocodile who didn't like water. É uma historinha bem bonitinha sobre um crocodilo que se sente sozinho, porque todos os irmãos só querem brincar na água, e ele não gosta de água, sendo o único que não sabe nadar. Ele tenta mudar isso durante a narrativa, mas não obtém êxito. Ao fim, descobrimos que, na verdade, ele não é um crocodilo, é um dragão! E então ele descobre que é muito bom em voar, cuspir fogo e escalar, e leva os irmãos para passear voando. As crianças adoraram!

quarta-feira, 25 de abril de 2018

Identidade V

A quinta aula do estágio foi destinada ao estudo dos números e ao uso do dicionário. Para encadear os dois assuntos, jogamos duas vezes o Bingo.
Para o primeiro jogo, os alunos deveriam entrevistar seus colegas e anotar os seguinte números (que, como vimos estudando os perfis na aula anterior, são importantes no momento de apresentação):
- Número da casa
- Idade
- Dia em que nasceu
- Número de irmãos
- Altura
Eu anotei todos os números que colocaram em suas folhas e os sorteei até haver um vencedor.
Depois que eles entenderam como se joga o Bingo, expliquei que faríamos o mesmo jogo, mas dessa vez com palavras.
Havia 9 palavras retiradas dos perfis estudados na última aula. Cada aluno deveria escolher 6, pesquisar seu significado no dicionário Señas (levei um para cada aluno) e anotar na tabela. Ao fim da atividade, li os significados das seis palavras que escolhi e terminamos o jogo.

sábado, 21 de abril de 2018

Lendas III

Na terceira semana de aula, estudamos a lenda do Boto. Além de copiar e ler o poema, vimos o vídeo e conversamos sobre o que eles já conheciam, o que era novo e o que havia de semelhante e de diferente nos textos trabalhados.
Fizemos três atividades de identificação de lendas e trabalho com as letras e as palavras, e, por fim, cada um escreveu o terceiro relato do diário.

Os Substantivos

Para trabalhar o gênero e o número dos substantivos, começamos com um texto de José Ignacio Hualde introduzindo a Linguística Hispânica, a fim de dar continuidade ao que estudamos de variação linguística.
Os alunos tiveram que ler o texto em espanhol e depois responder sobre o que fala o texto, como eles sabem sobre o que ele fala, quais são os substantivos que mais se repetem, se há relação entre os substantivos repetidos e o tema do texto.
Depois dessa reflexão, tomamos as palavras do texto para trabalhar os artigos e as regras de gênero e de número no espanhol. Foi uma aula de excelentes reflexões.

Identidade IV

Em nossa quarta aula, estudamos o gênero perfil na sociedade. Lemos perfis de facebook, twitter, instagram e tinder. Depois de ler e interpretar os perfis, vimos que no tinder há mais texto contando sobre a pessoa.
Em duplas, então, cada aluno escolheu um perfil do tinder para si (havia 5) e escreveu um diálogo com o colega apresentando-se. A partir da leitura e interpretação do perfil, portanto, cada estudante teve que produzir um texto escrito para ser dramatizado posteriormente, mostrando como nos apresentamos para as outras pessoas.


domingo, 15 de abril de 2018

Palavras Mágicas

Aula 6: história do coelho e seus amigos

Aula 7: história da Cachinhos Dourados e os três ursos

Aula 8: o meu corpo e o do outro

Conversa sobre respeito, amizade e educação.


Lendas II

Na segunda semana do estágio, trabalhamos a lenda do Saci-Pererê.
Copiamos e lemos o poema. Conversamos sobre o que já sabiam, o que era novidade. Levei o livro de Monteiro Lobato para ler um trecho e falar das lendas na infância.
Vimos a animação, resolvemos problemas matemáticos do Saci e fizemos o segundo relato do diário.
Também levei folhas de atividade sobre as lendas para escrever as sílabas que faltavam e fazer a divisão silábica.

Gêneros e Tipos Textuais

Para iniciar a aula de gêneros e tipos textuais, começamos lendo os poemas "Aula de Português", de Carlos Drummond de Andrade, e "Pronominais", de Oswald de Andrade, a fim de reconhecer o gênero textual e continuar o assunto da variação linguística.
Expliquei para a turma que, como falantes, reconhecemos inúmeros gêneros textuais, e, para comprovar, entreguei folhas em grupos para encontrarem os pares de textos (charge, tirinha, notícia,  propaganda, canção), todos tratando da variação linguística.
Eles foram muito bem na atividade, e na correção com a turma vimos que os gêneros são infinitos, enquanto os tipos textuais são finitos. Então vimos qual tipo se adequava a cada texto que eles tinham nas folhas.
Além do entendimento do que são gêneros e tipos textuais, eles puderam interpretar os textos, trabalhar em grupo e retomar o que aprendemos sobre variação linguística.

Lendas I

Na primeira aula com a turma de EJA dos Anos Iniciais, percebi que havia planejado muitas atividades para o ritmo da turma. Sendo assim, tive que reduzir o número de lendas trabalhadas.
Após me apresentar e explicar o projeto de estágio, a primeira atividade que fizemos foi um mural com os nomes e as datas de aniversário de todos da turma. Eles dividem a sala com o ensino regular e não possuíam nenhum espaço próprio, então foi algo bastante necessário de ser feito.
Sobre o projeto de lendas, utilizamos a aula para conversar sobre o conhecimento prévio deles, listar as lendas conhecidas, ver sua definição, origem e importância para a cultura de um povo.
Copiamos e lemos o poema introdutório do livro e o poema do Curupira, além de ver a animação da lenda.
Devido à minha falha no planejamento do tempo, pude cumprir apenas metade do plano de aula, deixando o resto para o dia seguinte, quando no início da aula desenhamos o mapa do Brasil dividido por regiões e escrevemos "Curupira" no Sudeste.
Conversamos sobre a chegada dos europeus ao Brasil e sobre a exploração da terra.
A seguir, para pensar na matemática a partir do Curupira, trabalhamos com tabelas e gráficos a partir dos tamanhos de calçados da turma.
Por fim, cada um escreveu em seu caderno o primeiro Diário das Aulas, podendo desenhar e escrever o que aprendeu sobre o Curupira.

Identidade III

A terceira aula do projeto de Identidade foi para trabalhar as personalidades hispânicas que os alunos conhecem. Organizei, portanto, uma folha para eles conectarem os nomes, os retratos e as pequenas biografias dos famosos.
Depois de eles realizarem a atividade e nós corrigirmos em conjunto, jogamos "¿Quién soy yo?", em que cada aluno era uma das pessoas famosas, mas não sabia quem. Então deveria fazer perguntas em espanhol para a turma como "¿Soy un hombre?" até adivinhar quem é.
Essas perguntas foram trabalhadas anteriormente, e eles possuíam todas as respostas em suas folhas.
É muito bom trabalhar com jogos na aula de língua estrangeira, mas é necessário estudar o perfil da turma antes para saber quais jogos se adaptarão melhor. Sabendo se haverá competição saudável ou não, por exemplo.

Identidade II

Em nossa segunda aula, tratamos da identidade coletiva da América Latina. Através da música Latinoamérica, vimos que o Brasil também faz parte dessa identidade e que temos muito em comum com os outros países latinoamericanos.
A interpretação da música foi primeiro apenas auditiva, depois leitora, por último os dois. Conversaremos sobre o que cada trecho tem a dizer e, por fim, produzimos um mapa bastante colorido da América Latina.

terça-feira, 27 de março de 2018

Vídeos sobre Variação Linguística




EJA - Anos Iniciais

Meu estágio dos Anos Iniciais será na Educação de Jovens e Adultos.
Ficarei com uma turma de 15 alunos, sendo 4 jovens e 11 adultos.
Decidi trabalhar com eles o projeto Lendas Brasileiras.
Além de ser um gênero de origem oral, faz parte do conhecimento de mundo do povo brasileiro, o que auxilia no processo de alfabetização e letramento.
O livro que nos acompanhará será "13 lendas brasileiras", de Mário Bag.
A seguir está a divisão das 10 aulas:

1: Curupira e chegada dos portugueses no Brasil
2: Cabra-Cabriola, Saci-Pererê e infância
3: Boto, Iara e tribos indígenas
4: Lobisomem, Matinta-Perera e dualidade humano - animal
5: Dama de Branco e lendas urbanas
6: Boitatá, Mula-Sem-Cabeça e jesuítas
7: Negrinho do Pastoreio e escravidão
8: Cobra-Norato e dualidade bem - mal
9: Vitória-Régia e relação homem - natureza
10: Produção de cartazes e apresentação das lendas para a comunidade


Identidade 1

Em nossa primeira aula, apresentarei o projeto aos alunos. Conversaremos sobre identidade individual e coletiva e sobre a escola e a sala de aula como espaços de identidade.
Entregarei a todos uma folha com texto de apresentação incompleto, e eles deverão adivinhar minhas respostas, a fim de me conhecer.
Depois, veremos verbos e vocabulários de apresentação, para que eles entrevistem o colega do lado e depois o apresentem à turma.
Será uma aula introdutória para nos conhecermos e interagirmos uns com os outros.


EJA - Espanhol Anos Finais

Este semestre farei meu estágio de espanhol nos anos finais da Educação de Jovens e Adultos.
Terei 25 alunos, sendo a maioria adolescente.
Decidi trabalhar com o projeto Identidade.
Teremos 6 aulas de dois períodos cada, distribuídas da seguinte maneira:

1: Conhecer a turma e apresentar o projeto
2: Mostrar a importância do espanhol no mundo
3: Apresentar identidades de países hispânicos
4: Reconhecer o gênero "perfil" na sociedade
5: Planejar a escrita dos perfis
6: Produzir e expor os perfis


terça-feira, 13 de março de 2018

Variação Linguística

Coloquei variação linguística como primeiro tópico das aulas de português e espanhol, pois entender que em toda língua há variação é fundamental. No entanto, antes de iniciar propriamente o assunto, é necessário me apresentar e conhecer a turma, ademais de entregar o material, discutir o cronograma e ver as dúvidas dos alunos.

Em um primeiro momento, direi meu nome e de que matérias sou professora. Depois, pedirei que todos digam seus nomes e contem algo sobre si (idade, onde mora, relacionamento, no que trabalha, o que pretende estudar, sonho de vida, do que gosta, o que o faz feliz, etc). Então farei as seguintes perguntas:

-Quem aqui sabe português? (Para mostrar que gramática padrão não equivale à língua).
-O que é a língua? (Mostrar que todos sabem português e que toda língua possui variação).
-O que creem ser uma aula de língua? (Minha concepção de aula não é expositiva, minha concepção de aprendizagem não é transmissão de conhecimento, nosso espaço será de troca, interação, e precisamos de um pacto coletivo para que funcione bem).
-Para que serve a aula de língua? (Para emancipação, atuação na sociedade através do conhecimento dos gêneros textuais que circulam nela e das variedades da língua, em especial a padrão, requisitada em situações formais como os concursos vestibulares).
-Quem já estudou espanhol? (Perguntar como se sentem se eu falar em espanhol na aula de espanhol, defender a importância da compreensão auditiva no aprendizado da língua e chegar em um consenso).

Após essa primeira parte da aula, entregarei a apostila e leremos juntos o cronograma. Direi que as questões serão feitas em aula, mas que há o gabarito para caso alguém não esteja presente no dia. Responderei as dúvidas que possam ter, e por fim escreverei no quadro a frase "A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo", de Nelson Mandela.

Na aula seguinte, levarei alguns textos impressos de diferentes gêneros para que dividam em grupos. Ali veremos os diferentes tipos de variação linguística que há. Perguntarei o que eles conhecem de variação, por exemplo entre estados. Veremos um vídeo e conversaremos sobre preconceito linguístico.

Na última aula, faremos os exercícios de variação linguística.

Síndrome de Tourette - O Primeiro da Classe



Este filme é lindo, está completo no YouTube.
Ele conta a história de um menino com a Síndrome de Tourette (síndrome que faz a pessoa realizar movimentos e barulhos constantemente) que sofreu muito até ser aceito na escola, como aluno enquanto criança e depois como professor.
Aqui disponibilizei trechos que abordei em uma aula sobre Diversidade e Bullying. Recomendo a todos, em especial a professores.

Planejamento

Eu dou aula de português e de espanhol em um cursinho pré-vestibular popular. Atendemos alunos de baixa renda e somos todos voluntários. Já dou aula lá há dois anos, e agora sou coordenadora dos núcleos.
Na próxima semana conhecerei a turma nova e já entregarei a apostila do ano. Sou uma pessoa bastante organizada e que deseja que os alunos se sintam seguros e confiantes em aula. Por isso, o material possui cronograma como o que está previsto para cada semana, resumos dos assuntos que trabalharemos e várias questões com gabarito ao final.

Os tópicos de português são os seguintes:
-Variação linguística
-Gêneros e Tipos textuais
-Funções da linguagem
-Figuras de linguagem
-Voz e Discurso
-Orações e Nexos
-Formação de palavras
-Ortografia, acentuação e crase

E os de espanhol são:
-Variação linguística
-Número e Gênero
-Falsos amigos
-Expressões idiomáticas
-Preposições
-Conjunções
-Advérbios
-Acentuação

Estão previstas 3 aulas para cada tópico, com resolução de exercícios ao fim.
Espero que tenhamos um excelente ano!


quinta-feira, 22 de fevereiro de 2018

Lista de Bandas

2001 Balão mágico
2002 Xuxa
2003 Toquinho
2004 Sandy e Júnior
2005 Tribalistas
2006 Ivete Sangalo
2007 Roupa Nova
2008 14 bis
2009 Titãs
2010 Jota Quest
2011 Legião Urbana
2012 Falamansa
2013 Cazuza
2014 Tim Maia
2015 Emmerson Nogueira
2016 Caetano Veloso
2017 Tom Jobim

Lista de Séries

2001 O ursinho Pooh
2002 Castelo rá-tim-bum
2003 O sítio do pica-pau amarelo
2004 Chocolate com pimenta
2005 As trigêmeas
2006 Madeline
2007 Historinhas de dragões
2008 Sagwa, a gatinha siamesa
2009 Sakura card captors
2010 Winx
2011 Três espiãs demais
2012 Fairy Tail
2013 House
2014 Friends
2015 Sherlock
2016 Gossip Girl
2017 Gilmore Girls

Lista de Filmes

2001 O Natal encantado da Bela e a Fera
2002 Barbie como Rapunzel
2003 Cinderela 2: os sonhos se realizam
2004 Os vilões da Disney
2005 Scooby Doo e a escola assombrada
2006 High School Musical
2007 Harry Potter e a pedra filosofal
2008 Entrevista com o vampiro
2009 O poderoso chefão
2010 De repente 30
2011 Um sonho de liberdade
2012 O melhor amigo da noiva
2013 O labirinto do Fauno
2014 Questão de tempo
2015 O fabuloso destino de Amelie Poulain
2016 Peixe grande e suas histórias maravilhosas
2017 O rei do show

Lista de Livros

2001 Jujubalândia
2002 A bruxa japonesa
2003 A fada que tinha ideias
2004 As fábulas de Esopo
2005 O mistério do trem fantasma
2006 Pollyanna
2007 Entrevista com o vampiro
2008 O caso dos dez negrinhos
2009 Rangers
2010 Fazendo meu filme
2011 O vendedor de sonhos
2012 O mundo de Sofia
2013 Cem anos de solidão
2014 O silêncio das montanhas
2015 As mil e uma noites
2016 O continente
2017 O conde de Monte Cristo

Leituras 2017

A poética do espaço
A interpretação dos sonhos
Marxismo e filosofia da linguagem
Currículo: entre disciplinaridades, interdisciplinaridades… e outras ideias
Transgressão e mudança na educação: os projetos de trabalho
A organização do currículo por projetos de trabalho
Livro da unidade religiosa
Design thinking for educators
Fernando Pessoa
Gonçalo Tavares
Sophia de Mello Breyner Andersen
Patas Arriba: La Escuela del Mundo al Revés
Una rosa en invierno
El Quijote
La Sombra del Viento
O Conde de Monte Cristo
Os Três Mosqueteiros
O Fio das Missangas
O Buda nos Jardins de Jetavana
A Fada que tinha ideias
Conceição Evaristo

Historia de España
Francisco, el ingenio o las delícias del campo
El negro Francisco
Sofia
Visión romántica del otro: estudio comparativo de Atala y Cumandá, Bug-Jardal
y Sab
En procura de un nuevo relato identitario argentino, memoria y legitimación de
nuestras raíces afrodescendientes: recursos didácticos para la enseñanza en
las aulas
La esclavitud africana en América Latina y el Caribe
La enseñanza de idiomas en los últimos cien años
Bocage
Viagens na minha terra
Mário de Sá-Carneiro
Almada Negreiros
Florbela Espanca
Miguel Torga
Vergílio Ferreira
Maria Teresa Horta
Alice
Robin Hood
O Uraguai
Formação da Literatura Brasileira
Adélia Prado
Livros das Sombras: silêncio e transgressão nos discursos

Leituras 2016

As aventuras de Tom Sawier
Gramática de la fantasía
A república
Estudiar
Autobiografía de un poeta esclavo
Petrona y Rosalía
El ángel caído
Educação pela pedra
Terras do Sem Fim
O Continente

Carta a meneceu
Manifesto comunista
Fenomenologia do espírito
Fédon
Discurso sobre o método
O remorso de Baltazar Serapião
Os Lusíadas
Retórica
Poética
Arte poética
Do sublime
A arte poética
As belas-artes reduzidas a um mesmo princípio
Discurso sobre as ciências e as artes
Carta sobre surdos e mudos
Laocoonte
Conversa sobre a poesia
Do sublime e sobre o sublime
Uma beleza da poesia
Do grotesco e do sublime
Pintor da vida moderna
Ficciones fundacionales
Roque Moreno
Sab
Os Condenados da Terra
Crônica de uma morte anunciada
21 poemas de amor y una canción desesperada
O foco define a sorte
São Bernardo
Vidas Secas
Os Ratos
Logosofia
Grande sertão: veredas
Primeiras estórias
A paixão segundo GH
O Vampiro de Curitiba

Leituras 2015

Antígona
Odisseia
Metamorfoses
Contos da cantuária
Dom Quixote
A história maravilhosa de Peter Schlemihl
Madame Bovary
Ficções
Mal-entendido em Moscou
Admirável mundo novo
Ensaio pela cegueira
Toda a obra de Sherlock Holmes
O visconde partido ao meio
As mil e uma noites
A verdadeira história dos selvagens
A moreninha
Lucíola
Memórias Póstumas de Brás Cubas
Contos de Machado de Assis
Quincas Borba
Dom Casmurro
A carne
O cortiço
Olavo Bilac
Augusto dos Anjos
Da escrita à produção textual
Durkheim
A língua de Eulália
Preconceito linguístico
Manual de linguística

Ilíada
A loucura de Hércules
Inferno
Coriolano
Fedra
A princesa de cleves
Cândido, ou o otimismo
Os infortúnios da virtude
Os sofrimentos do jovem Werther
Frankestein
Edgar Allan Poe
O pai Boriot
Baudeleire
Memórias do subsolo
Melanctha
A metamorfose
Seis personagens à procura de um autor
Mrs. Dalloway
Esperando Godot
O amante
Noturno no Chile
Bestas de lugar nenhum
De volta à vida
Compaixão
O jardineiro fiel
Eva Luna
Bajo la piel de los tambores
La nariz del diablo
El reino de este mundo
Quién mató a Palomino Molero
Fe en Disfraz
Carta de Pero Vaz de Caminha
Viagem à terra do Brasil
A festa de São Lourenço
Gregório de Matos
Sermão pelo bom sucesso das armas de Portugal contra as de Holanda
Cultura e opulência do Brasil
Cláudio Manuel da Costa
Marília de Dirceu
Cartas Chilenas
Caramuru
Gonçalves Dias
Álvares de Azevedo
Noite na taverna
Castro Alves
O guesa
Memórias de um sargento de milícias
O guaraní
Senhora
Inglês maquinista
O ateneu
O bom crioulo
Raimundo Correia
Alberto de Oliveira
Cruz e Souza
Alphonsus de Guimarães
João do rio
Triste fim de Policarpo Quaresma
Urupês
Pelo sertão
Contos gauchescos
Barreiras