domingo, 15 de abril de 2018

Lendas I

Na primeira aula com a turma de EJA dos Anos Iniciais, percebi que havia planejado muitas atividades para o ritmo da turma. Sendo assim, tive que reduzir o número de lendas trabalhadas.
Após me apresentar e explicar o projeto de estágio, a primeira atividade que fizemos foi um mural com os nomes e as datas de aniversário de todos da turma. Eles dividem a sala com o ensino regular e não possuíam nenhum espaço próprio, então foi algo bastante necessário de ser feito.
Sobre o projeto de lendas, utilizamos a aula para conversar sobre o conhecimento prévio deles, listar as lendas conhecidas, ver sua definição, origem e importância para a cultura de um povo.
Copiamos e lemos o poema introdutório do livro e o poema do Curupira, além de ver a animação da lenda.
Devido à minha falha no planejamento do tempo, pude cumprir apenas metade do plano de aula, deixando o resto para o dia seguinte, quando no início da aula desenhamos o mapa do Brasil dividido por regiões e escrevemos "Curupira" no Sudeste.
Conversamos sobre a chegada dos europeus ao Brasil e sobre a exploração da terra.
A seguir, para pensar na matemática a partir do Curupira, trabalhamos com tabelas e gráficos a partir dos tamanhos de calçados da turma.
Por fim, cada um escreveu em seu caderno o primeiro Diário das Aulas, podendo desenhar e escrever o que aprendeu sobre o Curupira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário