terça-feira, 13 de março de 2018

Variação Linguística

Coloquei variação linguística como primeiro tópico das aulas de português e espanhol, pois entender que em toda língua há variação é fundamental. No entanto, antes de iniciar propriamente o assunto, é necessário me apresentar e conhecer a turma, ademais de entregar o material, discutir o cronograma e ver as dúvidas dos alunos.

Em um primeiro momento, direi meu nome e de que matérias sou professora. Depois, pedirei que todos digam seus nomes e contem algo sobre si (idade, onde mora, relacionamento, no que trabalha, o que pretende estudar, sonho de vida, do que gosta, o que o faz feliz, etc). Então farei as seguintes perguntas:

-Quem aqui sabe português? (Para mostrar que gramática padrão não equivale à língua).
-O que é a língua? (Mostrar que todos sabem português e que toda língua possui variação).
-O que creem ser uma aula de língua? (Minha concepção de aula não é expositiva, minha concepção de aprendizagem não é transmissão de conhecimento, nosso espaço será de troca, interação, e precisamos de um pacto coletivo para que funcione bem).
-Para que serve a aula de língua? (Para emancipação, atuação na sociedade através do conhecimento dos gêneros textuais que circulam nela e das variedades da língua, em especial a padrão, requisitada em situações formais como os concursos vestibulares).
-Quem já estudou espanhol? (Perguntar como se sentem se eu falar em espanhol na aula de espanhol, defender a importância da compreensão auditiva no aprendizado da língua e chegar em um consenso).

Após essa primeira parte da aula, entregarei a apostila e leremos juntos o cronograma. Direi que as questões serão feitas em aula, mas que há o gabarito para caso alguém não esteja presente no dia. Responderei as dúvidas que possam ter, e por fim escreverei no quadro a frase "A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo", de Nelson Mandela.

Na aula seguinte, levarei alguns textos impressos de diferentes gêneros para que dividam em grupos. Ali veremos os diferentes tipos de variação linguística que há. Perguntarei o que eles conhecem de variação, por exemplo entre estados. Veremos um vídeo e conversaremos sobre preconceito linguístico.

Na última aula, faremos os exercícios de variação linguística.

Nenhum comentário:

Postar um comentário