sábado, 28 de abril de 2018

Lendas do Abaeté - Elza Soares


Ismália - Alphonsus de Guimarães

Quando Ismália enlouqueceu,
Pôs-se na torre a sonhar...
Viu uma lua no céu,
Viu outra lua no mar.

No sonho em que se perdeu,
Banhou-se toda em luar...
Queria subir ao céu,
Queria descer ao mar...

E, no desvario seu,
Na torre pôs-se a cantar...
Estava perto do céu,
Estava longe do mar...

E como um anjo pendeu
As asas para voar...
Queria a lua do céu,
Queria a lua do mar...

As asas que Deus lhe deu
Ruflaram de par em par...
Sua alma subiu ao céu,
Seu corpo desceu ao mar...

Lendas IV - parte 2

Depois de trabalhar a lenda da Iara, eu levei para a turma a lenda da Vitória-Régia, ambas lendas indígenas do Norte do país e relacionadas à água.
Para estudar a Vitória-Régia, lemos o poema do livro do projeto, e depois comparamos com o poema Ismália de Alphonsus de Guimarães. Por fim, cada um fez uma Vitória-Régia de origami.

Lendas IV - parte 1

Em nossa quarta semana de aula, trabalhamos a lenda da Iara. Copiamos e lemos o poema,  vimos o vídeo e conversamos sobre as diferenças entre seu conhecimento prévio, as informações do vídeo e as do poema. Também ouvimos e lemos a música Lendas do Abaeté, de Elza Soares, conversamos sobre a lenda e comparamos com o que já havíamos aprendido.
Fizemos uma atividade de encontrar a ordem das frases para formar o texto da Iara, e cada um registrou em seu caderno o que aprendeu sobre a lenda.

Família e Diferença

Para ingressar no assunto de família e continuar trabalhando com o respeito à diferença eu x o outro, levei para a escola o livro The crocodile who didn't like water. É uma historinha bem bonitinha sobre um crocodilo que se sente sozinho, porque todos os irmãos só querem brincar na água, e ele não gosta de água, sendo o único que não sabe nadar. Ele tenta mudar isso durante a narrativa, mas não obtém êxito. Ao fim, descobrimos que, na verdade, ele não é um crocodilo, é um dragão! E então ele descobre que é muito bom em voar, cuspir fogo e escalar, e leva os irmãos para passear voando. As crianças adoraram!

quarta-feira, 25 de abril de 2018

Identidade V

A quinta aula do estágio foi destinada ao estudo dos números e ao uso do dicionário. Para encadear os dois assuntos, jogamos duas vezes o Bingo.
Para o primeiro jogo, os alunos deveriam entrevistar seus colegas e anotar os seguinte números (que, como vimos estudando os perfis na aula anterior, são importantes no momento de apresentação):
- Número da casa
- Idade
- Dia em que nasceu
- Número de irmãos
- Altura
Eu anotei todos os números que colocaram em suas folhas e os sorteei até haver um vencedor.
Depois que eles entenderam como se joga o Bingo, expliquei que faríamos o mesmo jogo, mas dessa vez com palavras.
Havia 9 palavras retiradas dos perfis estudados na última aula. Cada aluno deveria escolher 6, pesquisar seu significado no dicionário Señas (levei um para cada aluno) e anotar na tabela. Ao fim da atividade, li os significados das seis palavras que escolhi e terminamos o jogo.

sábado, 21 de abril de 2018

Lendas III

Na terceira semana de aula, estudamos a lenda do Boto. Além de copiar e ler o poema, vimos o vídeo e conversamos sobre o que eles já conheciam, o que era novo e o que havia de semelhante e de diferente nos textos trabalhados.
Fizemos três atividades de identificação de lendas e trabalho com as letras e as palavras, e, por fim, cada um escreveu o terceiro relato do diário.

Os Substantivos

Para trabalhar o gênero e o número dos substantivos, começamos com um texto de José Ignacio Hualde introduzindo a Linguística Hispânica, a fim de dar continuidade ao que estudamos de variação linguística.
Os alunos tiveram que ler o texto em espanhol e depois responder sobre o que fala o texto, como eles sabem sobre o que ele fala, quais são os substantivos que mais se repetem, se há relação entre os substantivos repetidos e o tema do texto.
Depois dessa reflexão, tomamos as palavras do texto para trabalhar os artigos e as regras de gênero e de número no espanhol. Foi uma aula de excelentes reflexões.

Identidade IV

Em nossa quarta aula, estudamos o gênero perfil na sociedade. Lemos perfis de facebook, twitter, instagram e tinder. Depois de ler e interpretar os perfis, vimos que no tinder há mais texto contando sobre a pessoa.
Em duplas, então, cada aluno escolheu um perfil do tinder para si (havia 5) e escreveu um diálogo com o colega apresentando-se. A partir da leitura e interpretação do perfil, portanto, cada estudante teve que produzir um texto escrito para ser dramatizado posteriormente, mostrando como nos apresentamos para as outras pessoas.


domingo, 15 de abril de 2018

Palavras Mágicas

Aula 6: história do coelho e seus amigos

Aula 7: história da Cachinhos Dourados e os três ursos

Aula 8: o meu corpo e o do outro

Conversa sobre respeito, amizade e educação.


Lendas II

Na segunda semana do estágio, trabalhamos a lenda do Saci-Pererê.
Copiamos e lemos o poema. Conversamos sobre o que já sabiam, o que era novidade. Levei o livro de Monteiro Lobato para ler um trecho e falar das lendas na infância.
Vimos a animação, resolvemos problemas matemáticos do Saci e fizemos o segundo relato do diário.
Também levei folhas de atividade sobre as lendas para escrever as sílabas que faltavam e fazer a divisão silábica.

Gêneros e Tipos Textuais

Para iniciar a aula de gêneros e tipos textuais, começamos lendo os poemas "Aula de Português", de Carlos Drummond de Andrade, e "Pronominais", de Oswald de Andrade, a fim de reconhecer o gênero textual e continuar o assunto da variação linguística.
Expliquei para a turma que, como falantes, reconhecemos inúmeros gêneros textuais, e, para comprovar, entreguei folhas em grupos para encontrarem os pares de textos (charge, tirinha, notícia,  propaganda, canção), todos tratando da variação linguística.
Eles foram muito bem na atividade, e na correção com a turma vimos que os gêneros são infinitos, enquanto os tipos textuais são finitos. Então vimos qual tipo se adequava a cada texto que eles tinham nas folhas.
Além do entendimento do que são gêneros e tipos textuais, eles puderam interpretar os textos, trabalhar em grupo e retomar o que aprendemos sobre variação linguística.

Lendas I

Na primeira aula com a turma de EJA dos Anos Iniciais, percebi que havia planejado muitas atividades para o ritmo da turma. Sendo assim, tive que reduzir o número de lendas trabalhadas.
Após me apresentar e explicar o projeto de estágio, a primeira atividade que fizemos foi um mural com os nomes e as datas de aniversário de todos da turma. Eles dividem a sala com o ensino regular e não possuíam nenhum espaço próprio, então foi algo bastante necessário de ser feito.
Sobre o projeto de lendas, utilizamos a aula para conversar sobre o conhecimento prévio deles, listar as lendas conhecidas, ver sua definição, origem e importância para a cultura de um povo.
Copiamos e lemos o poema introdutório do livro e o poema do Curupira, além de ver a animação da lenda.
Devido à minha falha no planejamento do tempo, pude cumprir apenas metade do plano de aula, deixando o resto para o dia seguinte, quando no início da aula desenhamos o mapa do Brasil dividido por regiões e escrevemos "Curupira" no Sudeste.
Conversamos sobre a chegada dos europeus ao Brasil e sobre a exploração da terra.
A seguir, para pensar na matemática a partir do Curupira, trabalhamos com tabelas e gráficos a partir dos tamanhos de calçados da turma.
Por fim, cada um escreveu em seu caderno o primeiro Diário das Aulas, podendo desenhar e escrever o que aprendeu sobre o Curupira.

Identidade III

A terceira aula do projeto de Identidade foi para trabalhar as personalidades hispânicas que os alunos conhecem. Organizei, portanto, uma folha para eles conectarem os nomes, os retratos e as pequenas biografias dos famosos.
Depois de eles realizarem a atividade e nós corrigirmos em conjunto, jogamos "¿Quién soy yo?", em que cada aluno era uma das pessoas famosas, mas não sabia quem. Então deveria fazer perguntas em espanhol para a turma como "¿Soy un hombre?" até adivinhar quem é.
Essas perguntas foram trabalhadas anteriormente, e eles possuíam todas as respostas em suas folhas.
É muito bom trabalhar com jogos na aula de língua estrangeira, mas é necessário estudar o perfil da turma antes para saber quais jogos se adaptarão melhor. Sabendo se haverá competição saudável ou não, por exemplo.

Identidade II

Em nossa segunda aula, tratamos da identidade coletiva da América Latina. Através da música Latinoamérica, vimos que o Brasil também faz parte dessa identidade e que temos muito em comum com os outros países latinoamericanos.
A interpretação da música foi primeiro apenas auditiva, depois leitora, por último os dois. Conversaremos sobre o que cada trecho tem a dizer e, por fim, produzimos um mapa bastante colorido da América Latina.